domingo, 20 de julho de 2008

Nadir Afonso face a face com Einstein

Do "Jornal de Notícias", de 2008.07.16, a propósito do novo livro de Nadir Afonso, transcrevemos do jornalista Agostinho Santos :

Nadir Afonso é um nome grande da arte contemporânea, mas, além de pintor e arquitecto, é pensador. Em livro a apresentar amanhã(*), na residência do artista em Cascais, expõe dúvidas "directamente"relacionadas com a teoria de Einstein.

A pintura e a escrita são duas linguagens que conhece bem e a que está ligado desde sempre. Nos intervalos das suas quase intermináveis sessões de pintura, no seu atelié de Cascais, Nadir Afonso refugia-se no escritório e pelo seu punho vai escrevendo, numa letra minuciosa, o que lhe dita a alma. E quase sempre se relaciona com arte e tudo o que a envolve.

Foi assim que nasceram os livros "La sensibilité plastique", "Les mecanismes de la création artistique", "O sentido da arte", "Universo e o pensamento", "Da intuição artística ao raciocínio estético", "Universo e pensamento", "Sobre a vida e obra de Van Gogh" e, agora, "Nadir face a face com Einstein".

Neste livro, a que o JN já teve acesso, o pintor escreve que "desde que procuro criar de minhas próprias mãos, que existem energias nas leis da natureza; energias da lei (entendida como ser de características imutáveis) ou energias legíticas; mas não se trata dessas forças sobrenaturais de que nos falam os estetas - como se fôssemos tocados pela magia das coisas - trata-se de uma motilidade natural incriável e inevitável".

E, mais adiante, escreve: "Indiferente à indiferença que as minhas suposições simplistas possam provocar, permito-me persistir; a lei, na sua verdadeira asserção, não rege de fora nem do alto", age como operador consubstancial do Universo".

__________________________________________________________
(*) 17 de Julho 2008.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails