sábado, 22 de novembro de 2008

EDITORIAL - A nossa vetusta "Dama" fez 103 anos

Foi com muita alegria que diversos associados estiveram envolvidos num fraternal convívio comemorativo de mais um aniversário da nossa vetusta «Dama» que é a CTMAD. Vetusta significa exactamente respeitável pela sua antiguidade e a nossa «Dama» merece que a veneremos e que façamos por ela tudo o que merece.

A nossa «Dama» tem, como qualquer ser vivo, momentos de melhor e pior saúde. A nossa, ao longo dos seus 103 anos de vida, não fugiu à regra. Teve momentos de franco progresso, outros de estagnação e outros mesmo de tão trágica situação que quase a conduziram à morte. Conheceu sucessos e insucessos, mas felizmente sobreviveu, está bem viva e recomenda-se.

Tal como um ser humano, a nossa «Dama» também vive de projectos, uns concretizados outros não. Foi exactamente o que sucedeu nestes primeiros meses em que a actual direcção, a que me orgulho de pertencer, tomou conta dos seus destinos. Lembro os prezados leitores (e leitoras, não o esqueço!) que nada prometemos para além do trabalho e dedicação, pois como se costuma dizer, «de promessas está o Inferno cheio».

Pautamo-nos por grandes objectivos e nunca os tirámos do pensamento. Pelo contrário, focámos neles toda a nossa atenção e vontade de cumprir. Mas o pior é que nem sempre o cumprimento dos objectivos está inteiramente nas nossas mãos. Por isso, nestes cerca de 8 meses de governação, conseguimos acelerar o passo no caminho de algumas metas, mas ao mesmo tempo esbarrámos com grandes dificuldades para progredir a caminho de outras. Assim, por exemplo, se por um lado conseguimos organizar e participar em diversas actividades de carácter cultural, cumprindo o desígnio de fazer da nossa Casa uma fonte disseminadora da cultura da nossa região, por outro lado não conseguimos até ao momento, contrariamente ao que prevíamos, por a funcionar o Conselho Regional, isto independentemente do esforço nesse sentido desenvolvido por alguns diligentes associados de que destaco os nomes do nosso Colega de direcção António Costa, agora ausente em Glasgow enquanto dura a sua licença sabática e substituído neste interinamente pelo colega Carlos Cordeiro e do sempre dedicado e entusiasta Dr. Guedes Vaz que como é sabido foi o Presidente do Conselho Regional cessante. Que outros associados lhe sigam o exemplo é um desejo que aqui deixo expresso. Infelizmente os sucessivos apelos que eles e outros têm feito para a participação nesse importante órgão ainda não encontraram a merecida resposta pelo que teremos de arrancar com os que já se dispuseram a colaborar, na esperança de que com o arranque do funcionamento do mesmo outros associados de outras autarquias ainda sem representantes se disponham a integrar o mesmo.

Voltando à questão das metas para que se caminha muito, pouco ou nada, sei que também estarão a pensar no objectivo fulcral que é a nova SEDE. Acreditem que de modo algum está esquecido e a Colega da direcção Drª Maria de Lourdes Marques tem-lhe dedicado todo o cuidado e atenção que merece. Mas algum de vós pensará que temos connosco uma varinha mágica que nos permita de repente resolver esse já demasiado prolongado problema?! À nossa voz respondem ecos bem audíveis de que as coisas estão muitíssimo (mais do que muito!) bem encaminhadas, mas como já tantas promessas se fizeram a que se seguiram enormes desilusões, preferimos ficar por ora calados até vermos concretizado tudo aquilo que ouvimos, «preto no branco

Quero terminar este meu breve editorial com uns justos agradecimentos e merecidas felicitações a todos aqueles que contribuíram para a Festa de aniversário da nossa «Dama».

O primeiro agradecimento, puro e simples, mas muito sincero, vai para todos os Colegas de Direcção que comigo têm partilhado momentos alegres a par de momentos de angústia. Bem hajam pela entrega à vossa missão e felicito-vos publicamente por a cumprirem o melhor que vos tem sido possível. Prometemos ser uma comunidade de pensamento e acção dentro da nossa CTMAD, unido em torno dos nossos objectivos e creio que o temos conseguido. Um oportuno e particular agradecimento ao nosso Presidente da Assembleia Geral, Prof. Guilhermino Pires a cuja intervenção se deveu a oferta gratuita das instalações do local onde decorreram as festividades, ao Vice-Presidente da direcção António Cepeda, ao vogal Manuel Martins e aos que com eles contribuíram para a organização desta última Festa que, pelos ecos que se ouviram, foi do agrado de todos quantos nos deram o prazer de estar presentes, ao Dr. Armando Jorge por ter aceitado o convite para realizar a palestra sobre Trindade Coelho, ao Dr. Altino Cardoso pela sua prestimosa colaboração na Missa, ao Dr. Serafim Sousa pela organização da Missa e colaboração no Leilão e ao Grupo Maranus pela alegria que nos proporcionaram, como sempre aliás.

Por fim mas não por último, felicito também e exprimo a minha gratidão como Presidente da Direcção a todos os sócios que foram agraciados pela sua condição de associados de longa data. A nossa «DAMA» precisa, como do «pão para a boca», de associados como vós. Ajudem-na todos no seu engrandecimento angariando mais associados. Precisamos de crescer para atingir a «massa crítica» que nos fará «voar mais alto» de modo a garantir que tal vetusta «Dama» tenha uma habitação mais digna.

____________________________________

NA NOSSA FESTA DE ANIVERSÁRIO COLABORARAM GENEROSAMENTE:

Garrafeira Campo de Ourique

Rua Tomás da Anunciação nº29 A - 1350-322 Lisboa telefone: 21 397 34 94 fax: 21 397 59 61 garrafeiracourique@mail.telepac.pt


QUEIJO TERRINCHO
D.O.P.

DE RUI TADEU

5360-493 VILAS BOAS - VILA FLOR




ADEGA COOPERATIVA

DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA

"VINHOS FRAGA DE OURO"

5130-323 - S.João da Pesqueira



BENJAMIM JORGE DIEGUES

VILA BOA - VINHAIS

PÃO-PRESUNTO-FUMEIRO

5320-000 Vinhais


GRUPOS CORAL E DE CORDOFONES DA PT TELECOM

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails