sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Vale de Gouvinhas

A cerca de 20 Km para NNO de Mirandela, entre os rios Tuela e Rabaçal na margem direita e esquerda, respectivamente encontramos a freguesia Vale de Gouvinhas. Tem actualmente cerca de 500 habitantes, números bem diferentes dos censos de 1950, tinha 942, dos quais 477 eram do sexo masculino e 465 do feminino.

É uma terra em constante movimento e já com sinais claros de algum desenvolvimento quer ao nível de formação superior das suas gentes, quer a nível de infra-estruturas. Apesar dos tempos difíceis para generalidade das nossas aldeias transmontanas tentamos, também nós, remar contra a maré no sentido de estancar aquela que é a maior calamidade dos tempos modernos, ou seja, a desertificação do interior.

Terra que apesar de não ter tido grande imigração, tem parte dos seus naturais, cerca de 350, a residir na área da grande Lisboa, Porto e uma pequena população espalhada pelo resto do mundo.

É uma terra de algum sucesso, pois sempre investiu na educação, prova disso são os cerca de 170 licenciados nas mais diversas áreas e que de alguma forma estão em estreita ligação com a freguesia.

Terra por excelência de bom azeite, tem ainda hoje alguns jovens a investir na actividade, escolha sempre difícil é verdade, mas que felizmente está a dar bons resultados. O facto de terem sido os mais jovens, pessoas já dotadas de melhor formação, levou-os a adoptar uma estratégia não só de produção mas também de comercialização, bem exemplo disso é o aumento significativo da produção de azeitona/azeite seguido de aumento da qualidade. Mas terá sido na cura e comercialização de azeitona de conserva que conseguiram arranjar uma verdadeira alternativa ao mercado tradicional de venda de azeite a baixo custo, direccionado assim a sua actividade mais para esta vertente, estando já uma boa parte a ser exportada.

A Junta de Freguesia, apesar das dificuldades, não olha a meios para manter vivos os valores, as tradições e costumes de outrora sem nunca perder de vista o futuro. Tudo faremos para continuar a equipar de mais e melhores infra-estruturas a nossa terra de modo a irmos de encontro às necessidades e anseios da população. A vertente social é hoje a nossa maior preocupação, bem exemplo disso foi o apoio dado a todos os níveis para criação da "Associação Terras do Marião". Ainda jovem é verdade! mas já reconhecida como IPSS e com um projecto para a construção de um Lar apresentado à Segurança Social para comparticipação financeira.

Também na área cultural em parceria com a Associação Cultural temos entre outras actividades, desde há 3 anos, a funcionar um posto público de Internet. Sendo normal verem-se crianças e adultos a servirem-se das valências que esta oferece.

Mas como parar é morrer, diz o ditado, outras áreas existem onde o investimento se tem feito notar.

A sede de freguesia e a anexa de Quintas encontram-se actualmente a receber obras de remodelação das redes de abastecimento de água e saneamento básico, bem como a construção de ETAR'S mais amigas do ambiente. Brevemente terá também lugar a repavimentação do acesso de Valbom Pitêz.

Na rede viária temos feito um enorme esforço. Com efeito a Junta de Freguesia inaugurou no passado dia 18/11/2007 a estrada e respectiva ponte sobre o rio Tuela "PONTE DO MOLEIRO" que liga as aldeias de Vale Maior a Mosteiró estabelecendo-se, deste modo, a ligação definitiva entre as populações de ambas as margens outrora de costas voltadas por falta destas infra-estruturas, ligando neste local as freguesias de Vale de Gouvinhas, Torre D' Chama, Múrias, Mascarenhas e outras. Esta obra de grande envergadura reveste-se de grande sentimentalismo para as populações locais.

É ainda de salientar que esta ligação reduz em cerca de 15km a distância entre estas últimas a Valpaços.

A obra foi financiada pelo Ministério da Agricultura e Câmara Municipal de Mirandela, sendo um bom exemplo de gestão como fez questão de relembrar o Sr. Director Regional Agricultura do Norte Arqº Carlos Guerra.

Como complemento a estas obra pretendemos a construção duma praia fluvial e a criação da "Rota do Moleiro" a candidatar ao QREN.

De destacar foi também a homenagem que se pretendeu fazer a todos os moleiros que durante tempos imemoriais tanto contribuíram para o bem estar das populações locais, daí o nome "PONTE DO MOLEIRO".

E porque o tempo não espera, temos forçosamente que o acompanhar para que os caminhos do futuro nos tragam o progresso que tanto ambicionamos e desta forma combater a malvada desertificação. A freguesia de Vale de Gouvinhas através das suas gentes, associações e autarquia continuarão a trabalhar para construir um futuro melhor e mais próspero por forma a dar à sua população a qualidade de vida que todos merecem.

Um abraço amigo das gentes da Freguesia de Vale de Gouvinhas.

O Presidente da Freguesia

Rui Sá

1 comentário:

Unknown disse...

Aqui do Brasil envio mensagem de minha avó Filomena, nascida Filomena da Conceição Ribeirinha aos 12 de setembro de 1915, filha de José Manoel Ribeirinha e de Emerenciana de Jesus Fernandes, que eram primos; filhos, respectivamente, das irmãs Brízida da Pureza Costa e Elvira Cândida da Costa.
Minha avó, que está com 93 anos e recorda-se bem de seus antepassados, pede a Deus forças e luzes a todo povo de Vale de Gouvinhas e abençoa os mais dignos esforços daqueles que querem a Paz e o Bem da região.

Aos nossos patrícios, feliz e próspero 2009!

Terezinha Fatima Martins Franco Brito.

Related Posts with Thumbnails