Do "Notícias de Vila Real" online transcrevemos:
O Primeiro-Ministro, José Sócrates, presidiu ontem, dia 10 de Dezembro, em Bragança, à cerimónia de assinatura do Contrato de Concessão da Auto-Estrada Transmontana, um ano após o lançamento do concurso.
O evento teve lugar 15 dias após a assinatura do Contrato da Concessão do Douro Interior, que ocorreu a 25 de Novembro. Passados apenas 12 meses sobre o anúncio do Concurso, torna-se possível avançar para a concretização do Projecto com a assinatura do respectivo Contrato. A entidade adjudicatária é o grupo intitulado Auto-Estrada XXI, liderado pela empresa Soares da Costa.
A AE Transmontana foi bastante disputada: apresentaram-se a concurso seis consórcios, envolvendo 44 empresas. Com uma extensão total de 186 quilometros, 130 dos quais são de nova construção, a Concessão da Auto-Estrada Transmontana beneficiará directamente os concelhos de Amarante, Vila Real, Sabrosa, Murça, Alijó, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança, abrangendo cerca de 250 mil habitantes.
O lanço a construir vai ligar Vila Real a Bragança em perfil de Auto-Estrada e unir-se-á a vias de menor dimensão já em serviço: a que liga Amarante a Vila Real, a Variante de Bragança e a Ponte de Quintanilha (as três integram o actual IP4, somando 56km), que se mantêm em regime de exploração. O investimento com a construção inicial por parte do adjudicatário está estimado em 440 milhões de euros (valor inferior ao anunciado pelo Governo no lançamento do processo concursal), prevendo-se que o total ronde os 800 milhões de euros.
A construção desta via deverá induzir uma redução da taxa de sinistralidade grave na ordem dos 65%. Se tivermos em conta os 30 anos da Concessão, significará uma diminuição média de 19 mortos por ano; por outro lado, a redução de 65% dos feridos graves traduzir-se-á em menos 23 feridos graves por ano. A Auto-Estrada Transmontana trará ainda uma diminuição de 45% dos feridos ligeiros: nos 30 anos concessionados isto representará em média cerca de menos 147 feridos sem gravidade por ano.
Um empreendimento com estas características deverá gerar à volta de nove mil empregos. A redução do tempo de percurso é outra vantagem da AE Transmontana. Vejamos alguns exemplos:
- A viagem entre o Porto e Bragança diminuirá 44 minutos (29%);
- O percurso Porto/Vila Real baixará 8 minutos (14%);
- Vila Real/Bragança passará a fazer-se em menos 36 minutos (38%);
- Bragança/Viana do Castelo permitirá uma economia de tempo de 30 minutos
(16%);
- Bragança/Guarda passará a ser um percurso com menos 40 minutos (27%);
- Bragança/Viseu será uma viagem 36 minutos mais curta (26%);
- Bragança/Macedo de Cavaleiros será feita em menos 7 minutos (26%);
- Vila Real/Macedo de Cavaleiros será um percurso com menos 15 minutos.
Saliente-se que mais 70.000 habitantes (de 104.590 para 173.390) ficarão a menos de uma hora de Bragança. Em relação à zona de influência de Vila Real, mais de 1,2 milhão de habitantes (90%) ficarão a menos de uma hora da capital de distrito. O primeiro lanço da AE Transmontana estará pronto em Novembro de 2010, devendo a Concessão ficar concluída em Julho de 2011.
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