sábado, 3 de janeiro de 2009

Ola' Minha Gente

por José Augusto Coelho


Olá minha terra minha gente
Olá brisa que te comi com pão
De sementeiras de um trigo fulgente
Semeado a pulso dolente
Nas aradas rasgadas à mão

Minha eira de chão lambido
Pelo marasmo do tempo que passa
Pão e lágrimas em ti esquecido
Onde estás trigo vestido
Com grãos da minha fogaça

Suor escaldante no rosto
Que o vento norte lambia
As rugas da gente de Agosto
Nas esquinas de sol-posto
Trilhavas o pão de cada dia

Minha terra minha gente
Meu cântico adormecido
Candeia da minha mente
Luz da minha semente
Fonte do meu sentido

Onde estás quartilho de vinho
Que entravas no forno da alma
Na taberna do meu caminho
Fazias dançar o copinho
No rosto da tarde calma

Horizontes que tocam o céu,
Escondem lágrimas suor e castigo
As searas ondeavam ao léu
Num aroma a feno que é teu
De ti meu canto de abrigo

Trindades da madrugada
Afonia sem madrigal
Já não chamam
Já não clamam
Por ti minha gente leal

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails