quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ranking das escolas em debate, dia 26 Outubro, na sede da CTMAD

Foram publicados no último fim-de-semana os rankings das escolas secundárias portuguesas. Apesar de este tipo de indicadores terem um valor questionável como meio de graduar o valor do trabalho escolar, não devemos deixar de nos preocupar com os dados obtidos a partir dos mesmos.
Assim, uma vez mais, as escolas da nossa região, globalmente, ficaram mal situadas, excepção feita a uma delas que ficou no 28º lugar, segundo o ranking do jornal Expresso. Porém a segunda melhor escola já só ficou em 163º lugar. E se é um facto que uma escola transmontana ficou em 28º lugar, logo uma outra da mesma cidade ficou no 35 º lugar a contar do fim (entre as 485 escolas). Nos últimos 25 % do total das escolas estão situadas 12 das 27 escolas de TMAD, ou seja: cerca de 45 % das escolas transmontanas estão situadas entre as 25 % mais mal classificadas.
Por que razão continuamos a assistir ao facto de a educação escolar em TMAD apresentar, comparativamente, tão maus resultados?
Por que motivo, na mesma localidade transmontana, e portanto, em princípio, dentro de uma mesma realidade social, uma Escola fica tão bem situada e outra tão mal?
São perguntas como estas que deverão fazer pensar todos os que têm sangue transmontano nas veias e amam a sua terra.
Convidamo-lo (a) a vir pensar connosco neste problema no próximo dia 26, terça-feira, pelas 18 horas, na nossa Sede. Para ajudar à nossa reflexão, vamos contar com a presença do Prof. Doutor Domingos Fernandes, que sendo descendente directo de barrosões, é um dos maiores especialistas portugueses em educação e já exerceu cargos governamentais.
Poderá ainda confraternizar connosco no jantar que se seguirá à palestra - debate com a tradicional e muito apreciada posta mirandesa. Terá apenas de se inscrever na sede até ao dia 22 de Outubro (próxima sexta-feira) através do telef. 217939311 ou através do e-mail: ctmad.lisboa@gmail.com.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails