domingo, 23 de dezembro de 2007

Lançamento do livro "DO TEMPO DA OUTRA SENHORA", de Luís Urgais

Teve lugar no passado dia 15 de Novembro, na Sede da CTMAD, mais um lançamento - apresentação - de um livro, este da autoria de Luís Urgais (pseudónimo de Luís Manuel de Sousa Peixeira, nosso distinto associado), intitulado "DO TEMPO DA OUTRA SENHORA".

O acontecimento foi participado por algumas dezenas de associados e amigos do autor tendo, na ocasião, apresentado as boas vindas, em nome da CTMAD, o Vogal da Direcção, António Cepeda que disse:

"É com um sentimento de alegria que dirijo as minhas palavras a toda a audiência.

Desde logo por Luís Urgais ter escolhido a Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro para lançar mais um livro de sua autoria, na senda de outros que já publicou, como sejam "Da Mestiçagem à Caboverdianidade", "Penedono no Contexto da Reconquista" e "Trancosã". Uma escolha que nos honra e que nos obriga a prosseguir esta ingente tarefa de dar, não só, guarida, mas, principalmente, voz aos transmontanos e altodurienses radicados em Lisboa que, pelas suas qualidades, mereçam ser reconhecidos e valorizados pela comunidade cultural nacional.

Alegria também pela satisfação de ver este nosso conterrâneo, natural de Mozinhos - Souto de Penedono, prosseguir a sua carreira literária a par da que profissional e proficuamente desenvolve no Município de Odivelas. Parafraseando, todos não somos demais para honrar a Região a que afectivamente o coração nos une e por certo, no futuro, com outras obras, o Dr. Luís Peixeira continuará a contribuir para as suas origens serem cada vez mais faladas e realçadas.

O meu contentamento advém ainda de alguma da temática escolhida para o livro que hoje nos ilumina e que muito prezo. Sem liberdade o mundo seria a preto e branco, belo para uns poucos e terrível para tantos outros, procuremos pois que a cor invada as nossas vidas e que o arco-íris jamais deixe de iluminar o Portugal do futuro.

Para apresentar "Do Tempo Da Outra Senhora" convidou o Autor, o Sr. Dr. Manuel Porfírio Varges cuja relevante actividade como Primeiro Presidente da Câmara Municipal de Odivelas dispensaria, por si só, demais apresentações. Contudo, porque se trata também de outro ilustre conterrâneo, perdoe-se-me a vaidade de evidenciar a sua trajectória profissional pois, assim, de igual modo, se enobrece a casta transmontana e alto duriense.

Natural da Freguesia de Almendra, Concelho de Vila Nova de Foz Côa, cedo veio para Lisboa vindo a licenciar-se, em 1973, no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. Exerceu inicialmente grande parte da sua actividade na "Marconi" tendo nesta empresa desempenhado funções de elevada responsabilidade

É por essa altura que exerce também actividade como Técnico Superior de Planeamento no "Gabinete de Estudos e Planeamento" da "Direcção-Geral de Transportes Terrestres" e, já depois do 25 de Abril, assegura, como Administrador, a representação do Estado na "UTIC, Sociedade Cooperativa de Transportadores Rodoviários", à época com mais de 2.500 trabalhadores e apreciável facturação.

O seu contributo à causa pública é bem evidente, desde muito cedo, tendo sido, sucessivamente, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes no 1º Governo Constitucional e autarca na Freguesia da Lapa, em Lisboa e no Município de Loures. Eleito Deputado à Assembleia da República em 1995 ali integra diversas comissões especializadas, passando, a partir de 1999, a presidir à Comissão Instaladora do Novo Município de Odivelas.

Como já referi, o Dr. Manuel Varges está indelevelmente ligado à Cidade de Odivelas por ter sido o primeiro eleito para a sua liderança cargo que exerceu durante um mandato não tendo renovado, infelizmente, a sua candidatura. Podemos contudo, ainda agora, apreciá-lo como professor de Economia Geral na Universidade Sénior de Odivelas.

Vou terminar dando a palavra ao Dr. Manuel Varges para nos falar do livro e do seu autor. A mim resta-me agradecer a presença de ambos nesta casa regional que desejamos vos seja acolhedora e endereçar parabéns ao Dr. Luís Peixeira e à Editora Palimage por fazerem do livro uma bandeira pela qual vale a pena lutar."

Tomada a palavra, o Dr. Manuel Varges falou do "Do Tempo da Outra Senhora", um livro de contos contendo ficções de uma época real, em que a ruralidade se cruza com a paisagem urbana numa época que atravessa o tempo entre o fim do Estado Novo e o advento de uma liberdade tão desejada. Nestas páginas se entrecruzam, também, vivências actuais com as vicissitudes de uma sociedade colonial que encarnava a mundividência de um regime obtuso e autista. As mentalidades, no entanto, não mudam repentinamente, e muito do imaginário social de então permanece até aos nossos dias.

Falou igualmente do autor, dos laços de amizade que a ele o unem e da vivência profissional intensa e comummente desenvolvida em Odivelas, tendo-lhe expressado carinhosas saudações e manifestado o muito apreço por mais esta sua notável obra literária.

Por fim, LUÍS URGAIS, agradeceu a todos o generoso apoio que lhe acabava de ser prestado, configurado pela significativa presença dos que ali haviam acorrido. Convidou, por último todos os amigos a degustarem um vinho fino, encerrando-se desta forma mais uma jornada cultural da CTMAD, digna do seu histórico passado.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails