sábado, 31 de maio de 2008

A PRIMEIRA BARRAGEM DO ALTO TÂMEGA

Por ordem da entrada do rio Tâmega em Portugal, a primeira barragem começa a ser construída a partir do concelho de Chaves, concretamente, na denominada praia de Vidago, junto à estrada n.º 311 que liga Boticas a esta vila termal.

A grande albufeira vai estender-se pelos concelhos de Chaves, Boticas, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena, terminando do lado esquerdo na aldeia de Parada de Monteiros e no lado direito em Padroselos. Está previsto começarem as obras em 2010, podendo terminar em 2015.

O Presidente da AMAT (Associação de Municípios do Alto Tâmega), Eng.º Fernando Campos, manifestou o seu agrado pelo lançamento do concurso público.

Será uma obra grandiosa, com uma capacidade de escorregamento prevista em 1850 metros cúbicos/segundo e uma capacidade útil de 60 milhões de metros cúbicos; enquanto a capacidade total atingirá 134 milhões de metros cúbicos. (Estes elementos são, ainda, provisórios.)

De uma coisa já todos temos a certeza. Nada ficará como dantes numa região altamente carenciada, social e economicamente, mas das mais belas do país pela riqueza das suas paisagens e variedade de espécies vegetais naturais existentes nas margens do rio, sobretudo, junto a Fiães do Tâmega e Mosteirão, do concelho de Boticas.

O dia um de Abril de 2008 ficará marcado na História desta região e do país como tendo sido a coroação do trabalho do Primeiro Ministro Eng.ºJosé Sócrates, também transmontano, e dos autarcas que ao longo de anos se têm batido pelo progresso das nossas pobres gentes que, ao longo dos tempos, têm morado paredes meias com os bichos, a miséria e a marginalização. Esperemos que, dentro de pouco tempo, se ouçam as grandes máquinas a trabalhar e as populações a beneficiarem da qualidade de vida a que têm direito. O turismo aquático e de montanha vai ser um grande pólo de atracção. Um hotel de cinco estrelas, Vidago Palace Hotel, com um campo de golfe de dezoito buracos, vai ser inaugurado brevemente. Pedras Salgadas são vizinhas próximas. Muito mais virá por acréscimo. Surgiu uma nova luz ao fundo do túnel.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails