sábado, 27 de setembro de 2008

Editorial - ANOSSA CASA ESTÁ VIVA E RECOMENDA-SE

Decorreram apenas 6 meses sobre a tomada de posse dos actuais órgãos dirigentes da CTMAD e muito já se fez para dinamizar a vida da nossa colectividade. No campo cultural, foi lançado um livro no Teatro Nacional Dª Maria II, um outro no Palácio Nacional da Ajuda e mais dois na nossa Sede. Foi realizada uma sessão sobre a cultura transmontana e alto-duriense na Feira do Livro e uma exposição de pintura sobre motivos da nossa região. O nosso Grupo de Teatro actuou com muito brilho no Auditório Carlos Paredes da Junta de Freguesia de Benfica e o nosso Grupo Coral não lhe ficou atrás ao presentear-nos com uma excelente actuação na sessão de lançamento do livro de Bento da Cruz no Teatro Nacional.

Organizámos e realizámos a maior viagem turístico-cultural para associados e seus familiares e amigos dos últimos anos: quatro dias de visita ao Norte de Portugal e Galiza.

Realizámos a Festa do Folar e do Azeite com grande participação de associados, amigos e expositores e muita animação além das jornadas gastronómicos comemorativas de efemérides importantes ou de simples convívio entre associados.

A Casa foi convidada e fez-se representar em acontecimentos tão díspares como sejam a inauguração de uma exposição do nosso associado Nadir Afonso e a Conferência sobre Geminação e Cooperação ambas levadas a cabo pelo município de Odivelas, o lançamento do livro do nosso associado general Loureiro dos Santos no Instituto de Altos Estudos Militares, o 85º aniversário da Casa do Alentejo, a reunião na Câmara de Mogadouro a propósito do centenário do falecimento de Trindade Coelho, a inauguração do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais em Bragança, o lançamento do livro Einstein/Nadir no Grémio Literário, o Encontro das Casas Regionais, o debate sobre a Linha do Tua na Casa dos Trasmontanos do Porto. Outros houve em que por manifesta falta de disponibilidade, os seus directores não puderam estar presentes. Também neste aspecto se fazem sentir os efeitos nefastos do não funcionamento do Conselho Regional, cujos elementos poderiam, legitimamente e com toda a dignidade, representar a nossa Casa.

Colaborámos na programação das actividades de evocação dos 100 anos da morte de Trindade Coelho, escritor nacional de primeira grandeza nascido em Mogadouro e fundador da nossa CASA. Para tal estabelecemos um protocolo com a autarquia de Mogadouro e contactos com a Hemeroteca Municipal de Lisboa. Prestámos o devido e activo apoio a 3 iniciativas a favor da preservação do ambiente e do património cultural, turístico e etnográfico da nossa região. Por fim, mas não por último, prosseguimos na luta pelo direito a ter uma nova Sede mais digna da nossa grandeza. Independentemente da consciência do dever cumprido, também estamos conscientes de que nem tudo decorreu como prevíamos. Acreditávamos ser mais fácil encontrar alguém disposto a explorar o espaço de convívio da Sede de uma forma consensualmente boa para os associados e pôr o Conselho Regional a funcionar e a cumprir o seu importante papel. Mas, infelizmente, tais desideratos não dependem apenas da nossa vontade...

Vamos no final deste mês comemorar mais um aniversário no Colégio dos Salesianos de Lisboa - Oficinas de São José, cujas instalações foram gentilmente colocadas à nossa disposição pela sua Direcção, gesto nobre que desde já agradeço aos responsáveis pelo Colégio em nome de todos os Colegas da direcção. Aqui deixo o apelo a uma ampla participação dos nossos associados para que a cerimónia tenha a grandeza que a nossa CASA e os que no seu devir mais colaboram bem merecem.

Termino aqui este editorial, pois quero libertar espaço para tantos e tão importantes textos a serem incorporados neste jornal que, como todos vêem, tem um novo design gráfico que espero seja do agrado da grande maioria dos nossos leitores. Estamos abertos a críticas e sugestões.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails