sábado, 24 de janeiro de 2009

"Gostaria de morrer naquela noite"

Um livro de Fernando Chiotte

por Antònio Cepêda


Acompanhado do seu editor Alexandre Gabriel da Zéfiro, esteve o autor na nossa Casa, no passado dia 6 de Novembro, tal como anunciado no anterior nùmero do NTMAD, para lançar e promover o seu mais recente livro, intitulado "Gostaria de morrer naquela noite".

Embora a assistência pecasse por reduzida, nem por isso se escusou Fernando Chiotte a falar-nos, em tom familiar e coloquial, sobre os acontecimentos que sustentaram a atmosfera criada no seu romance. Na sessão, que não podia deixar de enfatizar as suas raìzes brigantinas, foram tecidas resumidamente as principais tramas que enformam o livro e ficou aberta a a garrafa de onde brotarâo, para os leitores, as sensaçôes e as vivências que o autor pretende transmitir.

A CTMAD só pode estar agradecida a Fernando Chiotte por nos ter escolhido para a divulgação da sua magnífica obra que, desde então, se encontra à venda na nossa sede, ao preço de 15 €.

Parabéns, caro conterrâneo e votos de continuaçãoda sua profícua produção literária, a par, é claro, da exemplar e muito conceituada actividade médica que vem desempenhando.

____________________________
Fernando Jorge Chiotti Tavares nasceu em Bragança a 11 de Novembro de 1936, tendo-se licenciado em 1967 pela Faculdade de Medicina de Lisboa. É especialista em Oftalmologia pela Ordem dos Médicos. Fez o cursos de pós-graduação em Laserterapia Oftalmológica, como assistente no Hospital Universitário de Gent, Bélgica. É Chefe de Serviço de Oftalmologia no Hospital de Santa Maria, aposentado. É também Presidente da Sociedade Portuguesa Interdisciplinar de Laser Médico. É sócio da SOPEAM - Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos. Autodidacta, trabalhou durante dois anos sob a orientação dos pintores Manuela Pinheiro e Vitor Belém. Os seus trabalhos figuram em colecções particulares em Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Bélgica. Dedicou-se à escrita, e publicou o seu primeiro romance em Março de 2000, O Fechar do Círculo. Com esta obra ganhou o Prémio da Revelação-Ficção e Ensaio 1999 da SOPEAM. O seu segundo romance, com o título Cova de Lobo foi publicado em Outubro de 2001. Foi apelidado de "obra de fôlego" pelo Júri de Selecção de Novos Autores Portugueses 2001 do IPLB. Em Dezembro de 2003 foi publicado o seu terceiro romance Soltam-se as Amarras, tendo recebido a primeira menção honrosa da SOPEAM.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails