sexta-feira, 31 de julho de 2009

A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA CTMAD

por José Luís CastorDecorreu na passada Terça-feira, dia 28 de Julho, pelas 21,30 h, a assembleia-geral extraordinária da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro para discutir a proposta da Direcção que constava da Convocatória a seu tempo enviada a todos os associados nos termos estatutários.
Tratava-se, resumidamente, de autorizar a permuta de um terreno em Pedrouços, cedido à CTMAD em regime de direito de superfície por 99 anos, por um palácio no Paço da Rainha, nas mesmas condições e pelo mesmo período.

Com o grande salão da Sede a abarrotar, os participantes debateram e questionaram a Direcção, de forma animada e interessada. A vogal da Direcção Dr.ª Maria de Lourdes Marques e a associada Dr.ª Ana Sara Brito prestaram os esclarecimentos exigidos sempre apoiadas por meios vídeo que permitiram ver a localização e a implantação do referido palácio no contexto da zona e da cidade.

Muitos associados pediram a palavra, expuseram alguns prós e contras, mas no final, quando a Mesa fez votar a proposta, a resposta foi a aprovação por unanimidade e aclamação.

Ter-se-á feito história nessa noite, pois um dossier que tinha sido aberto no tempo do Presidente da Câmara Nuno Abecasis, passou pelas mãos dos Presidentes Jorge Sampaio, João Soares, Santana Lopes e Carmona Rodrigues para finalmente, com o actual edil António Costa, se chegar a uma solução de compromisso que interessa às partes envolvidas.

A Casa ficará instalada num palácio do séc. XIX, vizinho do Palácio Pombeiro, onde está instalada a Embaixada de Itália, do Palacete do Largo do Cabeço de Bola e Quartel da GNR e ainda do Paço Real da Bemposta / Paço da Rainha onde está instalada a Academia Militar.

José Luís Castor

2 comentários:

PINA MARTINS disse...

Parabéns pela vossa nova (velha) conquista!
Daqui fala um duriense que espera finalmente poder convidar um amigo alentejano para visitar a "Casa" Regional de Trás-os-Montes e Alto Douro que possa dar a mostrar a região (ou regiões?)nas suas diversas vertentes: social; económica; ambiental e cultural. Dentro desta última; a gastronomia, sem dúvida a que poderá funcionar como uma montra do que melhor se saboreia nestas regiões e que se tem afirmado cada vez mais como elemento indossociável da realidade turística local. Porquê o enfase na gastronomia? Reparei que consta do projecto das novas instalações um espaço para refeições, ou melhor, um restaurante e pensei: como será este espaço? fucionará de forma integrada com as restantes valências da "Casa"? Que tipo de serviço prestará? Será apenas para "consumo interno",reforçando o sentido de pertença dos associados? Ou servirá a região, abrindo-se a curiosos por estas "coisas da mesa", funcionando como espaço de promoção e divulgação?

Questiono isto, porque, como tão bem deve saber, muitas das casas regionais que funcionam em Lisboa não servem estes propósitos e que por variadas razões se tornaram num "escape" com pouco mais para oferecer do que um balcão com umas minis e uns copos(maduros ou verdes)...isto só para falar de "Comes e Bebes"...
Mas como acredito que não vai ser este o caso, aproveito para os felicitar pela iniciativa!

P.S. Já agora uma pergunta: é necessário um proponente para me fazer sócio dessa "Casa", é que não conheço ninguém que o seja.

Aqui seguem alguns dados meus:
António Carlos Pina Martins
Natural de Valença do Douro, do concelho de Tabuaço
email: acpm68@gmail.com

PINA MARTINS disse...

Uma correcção ao comentário enviado:
onde se lê indossociável dever-se-á ler indissociável.

obrigado.

Pina Martins

Related Posts with Thumbnails