domingo, 21 de setembro de 2008

Romance "Mulher Desaparecida a Sul" lançado a 5 de Junho na CTMAD

por Virgínia Rodrigues

O lançamento de um novo romance de Modesto Navarro na CTMAD é sempre um acontecimento cultural de grandes expectativas, reunindo habitualmente um número elevado dos seus leitores.

Nossos associados ou não, todos eles, nesse dia, estavam interessados na nova obra do escritor, mas também na sábia apresentação da mesma para melhor fruir a posterior leitura.

O Escritor Domingos Lobo iniciou a apresentação da obra envolvendo-nos primeiro em profundas análises de âmbito mais global, com referentes históricos, criativos e memoriais da nossa identidade como povo criador, povo livre no confronto com outras culturas. E no imperativo de amar, proteger e promover a nossa cultura não a deixando estiolar ou abastardar. Evocou Almeida Garrett que, em séculos anteriores, escrevera: "Um povo que não ama, não protege ou não promove a sua Literatura ( ou a Música, a Pintura, a Dança, o Património, a História ) se não está morto, está, certamente moribundo".

Só então Domingos Lobo nos vem particularizar , direi mesmo dissecar o romance apresentado no momento , enquadrando-o tambem na já vasta obra literária de Modesto Navarro e no ollhar crítico deste nosso conterrânio e no seu compromisso ao longo da vida como escritor e como pessoa face à realidade circundante. É sublinhado que Modesto Navarro é escritor que conhece e saboreia as suas raizes, que engradece os seus passos como parte integrante do povo, que, caminhando, fez o caminho sem esquecer esses sinais e raizes , mas sem cerrar o olhar às sucessivas paisagens físicas e humanas do seu percurso a sul e direções outras.

Modesto Navarro distancia-se do regional sem nunca o esquecer ou negar e parte para o global sem nele jamais se diluir.

À generosidade do apresentador da obra, escritor Domingo Lobo, agradeço sensibilizada a cedência de fotocópia da sua profunda e vasta comunicação que me permitiu colher imagens, palavras e citações, que espero não ter traído o sentido, para elaborar este artigo. Permitiu-me também uma segunda leitura mais atenta a "Mulher Desaparecida a Sul", o novo romance de Modesto Navarro.

Termino citando Domingos Lobo no final da comunicação: "Mulher Desaparecida a Sul é , portando, uma novela vigorosa e sensível, abordando os nossos medos face a um mundo que desaba e do qual não sabemos prever o futuro que virá. A vida e os seus inuméraveis segredos. Brilhante começo de uma nova colecção da Cosmos, que se assume como biblioteca onde os autores portugueses de referência poderão encontrar espaço para a publicação de textos que expressem as profundas inquietações deste nossso tempo".

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails